TESE ajuda a tornar o mercado de trabalho português mais inclusivo

A TESE realizou no dia 24 de outubro o evento ‘Mercado de Trabalho Inclusivo’ com mais de 50 participantes. Foi um importante e dinâmico encontro de reflexão sobre a diversidade e inclusão étnico-cultural no Mercado de Trabalho português, área estratégica de atuação da TESE! Neste evento lançámos um novo programa, o ‘Mercado de Trabalho IN’ que vai apoiar as entidades empregadoras na implementação das suas políticas de diversidade e inclusão.

26 de outubro, 2022

O evento começou com uma imersão nos principais desafios identificados pelas entidades empregadoras presentes:
– ausência nas organizações e empresas de equipa ou departamento específico para o tema
– desconhecimento e falta de sensibilização generalizada, traduzida em enviesamentos
– incapacidade de se assumir este investimento como estratégico e central para as organizações.
Os participaram avaliaram ainda que, numa escala de 1 a 5 (nada desenvolvido a muito desenvolvido) o grau de desenvolvimento do mercado de trabalho português relativamente às questões de diversidade e inclusão, se encontra em 2.1. Há um longo caminho a percorrer!

Houve também oportunidade para conhecer os testemunhos da Ana Vaz e do Hamed Rahimi, duas pessoas que sentem a construção dos seus percursos profissionais condicionada pelas suas caraterísticas étnico-culturais, numa conversa moderada pela Laís Vitoria-Regis do Departamento de Recursos Humanos da IKEA, acedendo deste modo, não só à perspetiva de quem recruta, mas também de quem encontra entraves acrescidos nos seus processos de inclusão profissional.

Para nos inspirar tivemos a Sofia Appelgren, fundadora da Mitt Liv, negócio social sueco que oferece serviços de apoio às empresas no desenho e implementação das suas estratégias de Diversidade e Inclusão e que apresenta resultados muito impactantes.
O Eduardo Reis da APPDI (Associação Portuguesa Para a Diversidade e Inclusão), entidade que gere a carta portuguesa para a diversidade apresentou a iniciativa ‘Selo da Diversidade’ promovida pela APPDI, que distingue as organizações com melhores políticas neste âmbito, bem como alguns exemplos de boas práticas já implementadas em Portugal.

TESE – Mercado de Trabalho IN
A Joana Guimarães, Gestora de Projeto da TESE, apresentou o novo programa TESE “Mercado de Trabalho IN”, que se propõe a apoiar as entidades empregadoras na promoção das suas políticas de D&I.
Este programa, totalmente customizável, atua nas 3 dimensões estratégicas da gestão de pessoas de uma organização (atração de candidatos/as e recrutamento e seleção, acolhimento, integração e promoção do bem-estar e cultura organizacional), através de capacitação das equipas e das lideranças, programas de mentoria e serviços de consultoria. A TESE, encontra-se num lugar estratégico para apoiar este espaço de encontro necessário entre quem recruta e quem procura trabalho, ajudando as entidades empregadoras a concretizar os ganhos associados às medidas de diversidade.
Mais detalhes sobre o Mercado de Trabalho IN em breve!

A TESE agradece aos seus parceiros Vieira de Almeida, Grace, Grupo Pestana e Dominos pelo apoio na organização do evento e a esta temática tão importante!