27 de Julho, 2022
O projeto “No Arruz, No Labur”, ação de reforço da resiliência na fileira do arroz nos setores de Bafatá e Contuboel, implementada pela TESE na região de Bafatá, República da Guiné-Bissau, com o apoio financeiro da União Europeia e cofinanciado pelo Camões, chegou ao fim.
Este projeto ajudou a melhorar as condições de vida de 1.000 pequenos/as agricultores/as e de 70.000 pessoas. O minidocumentário sobre o projeto é revelador do impacto pela voz dos beneficiários/as!
O projeto “No arruz, No labur” realizou, durante o mês de julho, duas importantes ações.
O Instituto Nacional de Pesquisa Agrária (INPA) doou 13.900 quilogramas de sementes certificadas de arroz integral das duas variedades mais apreciadas localmente, adaptadas ao clima e ao solo da região, suficientes para cobrir 278 hectares de bolanhas comunitárias (arrozais), aos pequenos/nas produtores/as de arroz.
Foi também possível garantir assistência mecanizada através do aluguer de tratores da Direção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRADR) de Bafatá. Cada bolanha pode dispor do trator por 8 horas, num total de 104 horas, para realizar trabalhos de arar o solo das bolanhas comunitárias (arrozais) de Gadamaio, Canghalé, Madina Ioba, Sare Biro, Sintchã Djae, Sintchã Meta, Contuboel Praça, Campampé, Bancuma I, Bancuma III, Sintchã Sambaro, Sare Minini e Bonco.
As ações do Projeto impulsionaram o aumento da produção de arroz local nas bolanhas comunitárias de Bafatá, para melhorar a segurança alimentar dos pequenos produtores de arroz, beneficiando mais 1352 pequenos(as) produtores(as) de arroz de 14 bolanhas comunitárias afixadas em 34 comunidades da região de Bafatá.
© Copyright TESE 2022