Este Fórum inseriu-se no âmbito do projeto PRO’Mulher, um estudo qualitativo desenvolvido pela TESE e financiado pelo Camões, I.P., que tem como objetivo analisar as competências transversais mais valorizadas pelo mercado de trabalho no país, bem como as competências apresentadas pelas mulheres Santomenses.
Atualmente, 40% das mulheres Santomenses não estão integradas no mercado de trabalho formal, sendo que a taxa de desemprego é 20% mais elevada entre mulheres do que entre homens. Nesse sentido, o estudo PRO’Mulher tem como propósito utilizar estas descobertas para informar ações que promovam a inclusão profissional das mulheres e sensibilizem os principais intervenientes.
O evento “Fórum Participativo PRO’Mulher” teve a sua abertura com Joana Mendonça, Diretora Executiva da TESE, Celeste Sebastião da Cooperação Portuguesa e Djamila Pires dos Santos do Ministério dos Direitos da Mulher.
Estiveram presentes 54 pessoas, incluindo representantes de associações, empresas, estudantes, entidades públicas, e também várias mulheres que participaram na fase de auscultação do estudo.
Na primeira parte do Fórum, a Dra. Lurdes Maria Viegas dos Santos, Ponto Focal da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em São Tomé e Príncipe, moderou o painel “A mulher Santomense e o Mercado de Trabalho”, visando a discussão do tema com diferentes intervenientes de representação pública, empresarial, social e da sociedade civil. Participaram Mauro Silva da Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços, Jailça Lima do Instituto Nacional para a Promoção da Igualdade e Equidade de Género, Nicolau Dias da Direção do Trabalho e Caysaela Fernandes, estudante de Licenciatura em Educação para a Infância.
Posteriormente, os resultados qualitativos preliminares foram apresentados por Elisângela Lima, Coordenadora de País da TESE em São Tomé e Príncipe, e Ernestina Menezes Neves, Consultora de Género do estudo.
O estudo qualitativo auscultou 60 mulheres Santomenses, 7 organizações da sociedade civil, 6 entidades empregadoras e 3 órgãos públicos chave, nomeadamente o Ministério dos Direitos da Mulher, o Ministério da Saúde, Trabalho e dos Assuntos Sociais/Direção do Emprego e Formação, e a Reitora da Universidade de São Tomé e Príncipe.
Dentro dos principais resultados preliminares apresentados pelo estudo, destacam-se os desafios de acesso ao mercado de trabalho em São Tomé e Príncipe, enquadrando-se em:
Da mesma forma, as competências qualitativas identificadas como principais lacunas incluem:
O Fórum incluiu ainda um momento de discussão e construção coletiva de estratégias e propostas de soluções para os desafios abordados pelo estudo. Estas contribuições serão integradas no estudo posteriormente.
O evento foi encerrado pelo discurso do Ministro da Saúde, Trabalho e Assuntos Sociais, Célsio Junqueira, que abordou a importância do estudo e de ações que possam superar as dificuldades de acesso ao mercado de trabalho das mulheres em São Tomé e Príncipe.
A TESE no mês de novembro concluirá o estudo e posteriormente divulgará em seus canais de comunicação.
Assista a reportagem da Rádio RSTP – A Voz do Povo sobre o Fórum Participativo PRO’Mulher:
© Copyright TESE 2022