Início da Formação em Nutrição e Bons Hábitos Alimentares do Projeto Estufa Escolar

 

No passado dia 15 de agosto, o projeto Estufa Escolar deu início às suas atividades de formação em “Nutrição e Bons Hábitos Alimentares”, dirigidas à rede de professoras(es) das Escolas Básicas: Trindade Sousa Pontes, Folha-Féde, Capela (Januário Graça) e Batepá, localizadas no Distrito de Mé-Zóchi.

A formação é organizada pela ONG ALISEI, tendo cada formação três módulos sobre os temas de nutrição, conhecimento de alimentos e sustentabilidade, conduzidos pela Giovanna Maseratti e Dionidio Varela. A formação decorre entre os dias 15 e 28 de agosto e envolve a capacitação de três grupos de professoras(es), totalizando 120 participantes.

A cerimónia de abertura da formação teve lugar na sala de reuniões da Câmara Distrital de Mé-Zóchi e contou com a presença das ONGD TESE e ONG ALISEI, implementadoras do projeto. O evento foi prestigiado pelo presidente da Câmara Distrital de Mé-Zóchi, Anahory Dias, e por representantes de instituições parceiras, incluindo Belmiro Afonso, representante do Ministério da Educação, Cultura e Ciências, e da Delegação de Educação para o Distrito de Mé-Zóchi, o Diretor da Escola Trindade Sousa Pontes, Argimiro Espírito Santo, e pela gestora do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE), Youdmila Vila Nova, que inclusive conduz o módulo de nutrição da formação.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara e o Delegado de Educação, em representação da Ministra da Educação, proferiram discursos sobre a importância da formação, apelando às professoras(es) e à comunidade educativa para que aproveitem ao máximo o projeto. Destacaram a relevância da alimentação no contexto escolar e o seu impacto na vida das(os) estudantes.

O Coordenador Nacional da TESE, Sébastien Liégeois, apresentou a ONG, sublinhando a importância do papel das(os) professoras(es) na transmissão de bons hábitos alimentares para as crianças. E a gestora do projeto Estufa Escolar, Karla Barreto, fez uma apresentação detalhada do projeto.

 

 

O projeto Estufa Escolar visa reforçar a resposta nutricional e a segurança alimentar através da promoção de uma agricultura sustentável no ambiente escolar. Estruturado de forma a impactar três setores diferentes do país que carecem de ações que contribuam com respostas sustentáveis de melhorias: agricultura, energia e água.

Inclui a construção de uma estufa escolar, com um sistema de irrigação gota a gota, alimentado por energia solar, e a construção de uma unidade de sistema de abastecimento de água para o fornecimento de água potável para as cantinas e bebedouros, bem como para os sanitários, da Escola Básica Trindade Sousa Pontes.

Nesse sentido, o projeto Estufa Escolar atuará em rede com quatro escolas que, atualmente, não têm acesso a uma alimentação nutricionalmente equilibrada. Através das ações previstas, as escolas beneficiarão dos produtos agrícolas provenientes da estufa escolar a ser construída. O projeto tenciona garantir o acesso ao reforço das refeições nutritivas durante os 180 dias do ano escolar.

 

 

Além disso, diferentes ações de formação proporcionarão capacitação em nutrição, bons hábitos alimentares e agricultura sustentável a cantineiras, encarregadas(os) de educação, professoras(es) e estudantes.

A execução do projeto está enquadrada na linha de financiamento do Camões, I.P., nas áreas de Alimentação Escolar, Ambiente, Redução do Risco de Desastres (DRR) e Adaptação às Alterações Climáticas, com um financiamento total de 223.542€. O projeto é cofinanciado pela TESE, em parceria com a ONG ALISEI e o Ministério da Educação, Cultura e Ciência – MECC.

 

 

Este ano, a TESE desenvolve três projetos em São Tomé e Príncipe: Estufa Escolar, Nutrir e PABAC-MZ, financiados pelo Camões I.P, e continua com a consultoria no Desenvolvimento e Implementação do Sistema de Gestão de Resíduos de Lâmpadas Usadas para a EMAE.