Evento FatorC Conecta une parceiros, beneficiários e convidados

No passado dia 26 de janeiro, no Centro de Caparide, o evento FatorC Conecta juntou durante uma manhã mais de 60 parceiros, beneficiários, amigos e alguns convidados especiais, para uma conversa alargada sobre o caminho que tem vindo a ser percorrido por este DLBC urbano desde 2017.

A aposta no reforço da coesão económica e social destas comunidades com vista à melhoria das condições de vida dos seus habitantes, tem assentado numa abordagem colaborativa e de grande proximidade, que conseguiu congregar 56 entidades dos setores público e privado e também da economia social, em torno de objetivos comuns. Joana Furtado Mendonça, Diretora Executiva da TESE, entidade gestora do programa, explica que a organização acredita que “só assim se consegue trabalhar um determinado território”, juntando “todos num trabalho conjunto de diálogo e de criação de parcerias e de sinergias”.

Uma abordagem que, na opinião de Vera Barracho, da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, “é o modelo atual, um modelo do presente e do futuro” no “mundo colaborativo, global e interconectado em que estamos a viver”. Esta responsável foi uma das participantes no painel Conexões para o Futuro, que contou também com a moderação de Rosa Matos, da Stone Soup e com as presenças de Rita Seabra, do IAPMEI e da Diretora do Departamento de Coesão e Desenvolvimento Social da Câmara de Cascais. Isabel Pinto Gonçalves destacou a grande proximidade do FatorC
ao território ao longo destes cinco anos, o seu “modelo de governança claro e uma capacidade de transparência e de coerência, muito importantes para criar raízes”.

Antes o encontro tinha sido aberto pelo Vereador do Município de Cascais com os pelouros do Desenvolvimento Social e da Educação, Frederico Pinho de Almeida, para quem o FatorC foi um importante contributo para “reforçar, alargar e criar novas ligações” em contextos do concelho onde estas ainda não existiam, “nomeadamente envolvendo o tecido empresarial local”.

Um setor que o Presidente da Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana, Fernando Ferreira Marques, sublinha ter agora, graças ao FatorC, “muitos jovens empresários, novos criadores e novos empreendedores que irão trazer uma nova dinâmica ao território”. Por seu lado, o Presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, José Filipe Ribeiro, sublinhou que hoje a sua comunidade “está mais enriquecida, com mais competências, mais investimento e mais postos de trabalho”, graças à aposta do FatorC que, “olhando para trás, valeu a pena”.

O encontro contou ainda com o painel “Conexões para o Impacto”, que recordou o trabalho desenvolvido nestes cinco anos pelo programa através da voz da equipa e dos testemunhos dos seus beneficiários, reunidos no livro “FatorC na Primeira Pessoa”, que foi apresentado e distribuído no evento.

Destaque finalmente para a mostra de Marketplace “Conecta-Coffee”, na qual os beneficiários do FatorC puderam promover os seus produtos e serviços e fazer novos contactos.

O evento FatorC Conecta foi co-financiado pelo programa POAT 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito de uma operação que visa a ampla divulgação da importância do papel dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento nos projetos dos beneficiários do FatorC, com um apoio de 19. 995€. São também co-financiadores desta ação a Câmara Municipal de Cascais, a Junta de Freguesia de Alcabideche e a Junta de Freguesia de São Domingos de Rana.

Se não pôde acompanhar as sessões deixamos o convite para que o faça agora, em diferido, no vídeo disponível em: https://bit.ly/3kSvgny

 

Tags :