Para assinalar o término de atividades no âmbito do projeto Omeva Omwenyo, a TESE – Associação para o Desenvolvimento e os parceiros implementadores promoveram um evento aberto às comunidades dos Municípios do Curoca e Chitado, em Angola, no dia 12 de março, 2025.
O Programa iniciou-se com a Inauguração do Sistema de Abastecimento de Água de Tchicumangue, seguindo-se a sessão de encerramento, que contou com a intervenção de representantes da Administração Municipal do Curoca e Chitado; do Vice-Administrador do Curoca, Miguel Tchitangue; do Secretário-Geral da Admiração do Chitado, Francisco Miranda; da Perita de Subvenções Marta Piccolo, em representação do FRESAN, e do Gestor Setorial da Água Pedro Silveira, em representação da TESE.
Desde 2021, o projeto Omeva Omwenyo contribui para a reabilitação e construção de 17 novos Sistemas de Abastecimento de Água; a criação de 16 Grupos de Água e Saneamento; e criação de 3 novas hortas comunitárias, com diversidade de cultivo para o aumento da produção de subsistência.
Estão ainda previstos importantes marcos do projeto até ao final do mês, com missões agendadas para os dias 13 e 26 de março, 2025.
Omeva Omwenyo é um dos projetos subvencionados pelo Programa FRESAN, uma iniciativa do Governo de Angola e da União Europeia, cogerida pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, e implementada pela TESE, em parceria com o Gabinete para Administração das Bacias do Cunene, Cubango e Cuvelai e a Universidade de Évora.