Neste dia 22 de março, a TESE assinala o Dia Mundial da Água, comemorado anualmente com o objetivo de consciencializar sobre a importância da água e promover a gestão sustentável deste recurso natural.
A data foi estabelecida pela ONU em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida como Rio-92. Desde então, é celebrado todos os anos, com um tema específico para orientar as ações e debates relacionados ao uso e à preservação da água. O tema de 2025 é dedicado à preservação dos glaciares, que desempenham um papel vital na garantia de água potável, agricultura, energia e ecossistemas globais.
Na Guiné-Bissau, conjugar as necessidades setoriais com as disponibilidades de água, garantindo a qualidade para consumo, é o desafio do planeamento e gestão dos recursos hídricos. Com vista a assegurar uma gestão sustentável da água e a proteção dos recursos hídricos, a TESE desenvolve um vasto conjunto de atividades e intervenções, que incluem a construção e a reabilitação de sistemas de abastecimento de água e fontanários e a gestão descentralizada dos serviços de água.
Nos últimos 4 anos, através da execução do projeto Ação Lus ku Iagu, construímos 3 sistemas de abastecimento de água nas regiões de Encheia, Mansoa e Sansambato, reabilitamos cerca de 160 bombas manuais, beneficiando cerca de mais de 37.729 pessoas com acesso à água segura para o consumo.