pt | en

A TESE Sem Fronteiras (TESE-SF) dedica-se à promoção do acesso sustentável de comunidades rurais e peri-urbanas do continente africano a serviços e infra-estruturas sociais nos setores da Água, Saneamento e Promoção de Higiene (ASH), incluindo Resíduos, e Energia, especialmente renováveis.

Operamos numa lógica de Cooperação para o Desenvolvimento, em colaboração estreita com entidades públicas, privadas e organizações da sociedade civil, através do reforço de conhecimento e competências de atores locais, com vista à universalidade do acesso aos serviços - contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

Todos os projetos e serviços da TESE-SF têm por orientação documentos oficiais do país de intervenção, respeitando as decisões estratégicas dos atores locais. O relacionamento com o setor privado é analisado caso-a-caso e em comité (com o Diretor da TESE-SF, o/a Coordenador/a de País e o/a Responsável Setorial de Área ASH ou Energia).

A intervenção da TESE-SF visa a formulação, implementação e reforço de políticas públicas nos setores em que opera. Atuamos prioritariamente na criação de serviços ASH e Energia, privilegiando o reforço de iniciativas já existentes. Noutras áreas - como a Educação, a Saúde ou o Desenvolvimento Local - atuamos mobilizando as nossas competências sempre que os setores de ASH e Energia possam ser uma mais-valia para as intervenções.