pt | en

Atendendo ao caráter prioritário da promoção do emprego jovem e à necessidade de facilitar a transição dos jovens do sistema de ensino para o mercado de trabalho, a TESE desenvolveu o “Faz-Te ao Mercado: Estudo sobre o Desencontro entre a Procura e a Oferta de Competências no Mercado de Trabalho e a sua Relação com a Empregabilidade Jovem", entre 2013 e 2014.

Com âmbito nacional, este estudo sobre competências pessoais e sociais transversais (soft skills) identifica o intervalo entre as competências que os jovens possuem e as competências que o mercado de trabalho procura neles. Os seus resultados transmitem-nos uma visão clara sobre as necessidades dos empregadores e onde se encontram os principais desencontros com as competências que os jovens apresentam.

O "Faz-Te ao Mercado" aliou metodologias qualitativas e quantitativas, conseguindo assim sistematizar um conjunto de informação muito rico sobre os principais desafios que os jovens enfrentam no processo de entrada e integração no mercado de trabalho.

O sucesso deste projeto implicou um esforço multissetorial concertado, pelo que o estudo foi desenvolvido em colaboração com diferentes atores intervenientes nas questões da empregabilidade jovem – jovens, representantes de empresas a operar em Portugal de vários setores de atividade, representantes de instituições ensino e formação e outros agentes e organizações da sociedade civil. Foi ainda elaborado um questionário online que permitiu chegar a mais de 400 jovens e empregadores, solidificando as conclusões do "Faz-Te ao Mercado".

Conheça as conclusões desta investigação nacional e explore as soluções que propõe para incentivo à Empregabilidade Jovem em Portugal:


 1 

"Tens as Competências que os Empregadores Procuram?" Guia para jovens. Queres saber como podes desenvolver e mostrar que tens as competências que o mercado procura? Descobre, passo a passo, o que podes fazer!


  2

 “Linhas Orientadoras para o Aumento da Empregabilidade Jovem" - Vocacionado para instituições de ensino e entidades empregadoras. Gostaria de contribuir para o aumento da empregabilidade jovem, mas não sabe por onde começar? Os resultados do "Faz-Te ao Mercado" podem ajudá-lo!


 3

"Relatório Técnico do estudo" - Versão integral do “Faz-Te ao Mercado”