pt | en

O consórcio de parceiros formado pela TESE - Associação para o Desenvolvimento, a FINIMPACT - Finance for Social Impact, a Sair da Casca – Consultoria e Comunicação em Desenvolvimento Sustentável e a Vieira de Almeida - Sociedade de Advogados lançaram em Julho último o Alliance for Social Impact Investment (ASII), um projeto com financiamento da União Europeia que visa impulsionar os negócios sociais em Portugal.

O ASII pretende identificar e estabelecer uma parceria entre investidores e outras partes interessadas para desenvolver uma plataforma de financiamento que impulsione negócios (empresas) sociais, assim como o enquadramento e regras necessários para o seu funcionamento.

Em Portugal, a Economia Social como um todo é um setor relevante (3% do PIB e 5% da população ativa) mas as Empresas Sociais estão ainda a nascer. De acordo com o diagnóstico feito pela Comissão Europeia, é preciso criar as condições necessárias para que este mercado funcione como um todo.

Se, por um lado, um acordo entre investidores é relevante, é também importante abordar os aspetos de contexto (suporte financeiro institucional, quadro legal, instituições, ferramentas de suporte, capacitação técnica e de gestão) que fazem com que em Portugal este mercado seja pouco dinâmico, em comparação com os melhores exemplos da Europa.

Numa primeira fase, o ASII irá realizar um diagnóstico da situação em Portugal com participação alargada aos vários potenciais intervenientes, comparando-a com outras realidades (francesa e inglesa) e procurando identificar boas práticas e fatores críticos de sucesso para o arranque deste novo mercado. Neste âmbito, conta com a parceria do CDI - Comptoir de l'Innovation, um dos maiores fundos de investimento em empresas sociais na Europa.

 

Conheça o Comunicado de Imprensa de lançamento do ASII, aqui e o blogue do projeto aqui.