pt | en

Um negócio social visa dar resposta a um problema social através de um modelo de negócio inovador, que envolva e empodere pessoas durante o processo de construção de uma resposta sustentável, assente numa conjugação virtuosa das dimensões social, económica, ambiental e cultural.

A TESE desenvolve soluções de negócios sociais inovadores e funcionais para clientes do setor público, privado e social. Do nosso portfolio fazem parte negócios sociais em Portugal e em África, nas áreas de emprego jovem, reutilização de bens usados e prestação de serviços na área da educação e cultura.

Por motivos de confidencialidade de informação privilegiada, não disponibilizamos os modelos criados por cliente, mas partilhamos abaixo alguns exemplos de boas práticas que têm sido inspiradores para a criação de negócios sociais com sucesso.

Exemplos em Portugal:


Nome: Tipografia da Associação dos Deficientes das Forças Armadas
Site: www.adfa-portugal.com/tipografia 
Ano de arranque: 1965
Estatuto Jurídico: Organização Não Governamental (ONG)

Descrição: ONG criada por iniciativa de cidadãos com o intuito de prestar serviços tipográficos ao público

Negócio como solução: organização criada pela Cruz Vermelha Portuguesa sendo posteriormente entregue à ADFA, que dinamizou a sua gestão com novos equipamentos, técnicas de impressão e recursos humanos especializados; integração dos deficientes militares em particular e de todos os deficientes em geral. 


Nome: Cozinhar o Futuro
Site: www.casasantoantonio.org.pt 
Ano de arranque: 1956
Estatuto Jurídico: Instituição Particular de Solidariedade Social
Valências: Casa das Mães e Casa das Crianças

Descrição: projeto da Casa de Santo António que produz e vende refeições e confeitaria, de forma a promover a sustentabilidade da organização

Negócio como solução: o conceito surgiu com a criação de uma pastelaria e foi evoluindo, nascendo uma cozinha profissional em que muitas das cozinheiras são antigas mães da instituição.


Nome: Cozinha com Alma
Site: www.cozinhacomalma.com 
Ano de arranque: 2012
Estatuto Jurídico: Instituição Particular de Solidariedade Social

Descrição: Take away aberto ao público em geral em que o lucro gerado é aplicado numa bolsa social que apoia famílias de classe média e média/baixa em graves dificuldades económicas

Negócio como solução: refeições com preço mais elevado para público em geral e preço mais reduzido para famílias em situação económica fragilizada; famílias identificadas pela Comissão Social da Junta de Freguesia para receberem bolsa social; beneficiários e clientes pagam refeições através de um cartão pré-pago igual para todos, de forma a responder ao problema da “pobreza envergonhada”; bolsa social divide-se em 3 escalões e tem a duração de 6 meses; mais de 60 voluntários apoiam o projeto na cozinha, loja e escritório; colaboração com chefes de cozinha de renome, como Chakal, Luís Baena e Filipa Vacondeus.


Nome: Queijaria e Serviço de Catering
Site: www.paroquiasaff.net 
Ano de arranque: 2012
Valências: Atelier de Tempos Livres, Centro de Convívio, Centro de Dia, SAD e Serviço de Apoio à Familília
Estatuto Jurídico: Instituição Particular de Solidariedade Social

Descrição: Complexo Social Inter-Paroquial Arreigada, Ferreira e Frazão (3 paróquias de 3 freguesias de Paços de Ferreira) criou Serviço de Catering e Queijaria

Negócio como solução: criação de uma cantina que confecciona cerca de 600 refeições diárias para as escolas das 3 freguesias e valências das 3 paróquias; a queijaria surge com o intuito de fazer regressar a produção do “Queijo de Paços”, anteriormente comercializado em Paços de Ferreira; loja física na paróquia de Frazão; produtos também vendidos numa Loja Interativa de Turismo que reunirá produtos tradicionais locais, assim como informação sobre artesanato e património da região, disponível 24 horas por dia.


Nome: As Marias
Site: www.projetomarias.org 
Ano de criação: 2010
Necessidade social alvo: desencontro entre a oferta e a procura do mercado de empregadas domésticas

Descrição: apoio no processo de recrutamento, avaliação, coaching e aspetos administrativos da contratação de 62 empregadas domésticas durante 2 anos

Negócio como solução: seleciona a oferta, promove a transparência e cria massa crítica; controla a qualidade após contratação, prolongando a situação de segurança; produto chave na mão – acrescenta valor tornando-o simples, desburocratizado e legal; produto com potencial de ser um franchising social.


Exemplos internacionais:


Nome: Copmadam
Site: www.copmadam.com 
Ano de criação: 2008
Necessidade social alvo: ausência de mercado de trabalho assalariado feminino, desperdício de materiais
País: Turquia

Descrição: criar oportunidades de trabalho assalariado às mulheres reforçando o seu papel na sociedade; reduzir a produção de lixo

Negócio como solução: 500 postos de trabalho para mulheres que nunca receberam um salário; 45 toneladas de lixo reciclado; 3 pontos de produção; 4.000 produtos produzidos; exportam para 6 países.


Exemplos internacionais promovidos por empresas:


Nome: Osram energy hubs
Site: www.osram.com 
Data de arranque: 2006
Financiamento: Osram e Siemens
País: Africa Oriental

Descrição: venda de pequenas quantidades de energia, como baterias e lâmpadas, mediante o pagamento de uma caução

Negócio como solução: conceito empresarial inovador – resposta integrada – “beyond the product”; inclui infraestruturas, engenharia, capacitação e manutenção; modelo de funcionamento adaptado às necessidades específicas da população; venda de energia em pequenas quantidades; facilidades de acesso a toda a população (ex.: microcrédito). 


Nome: Microfinance Internacional Corporation
Site: www.mfi-corp.com 
Data de arranque: 2004
Pais: América Latina

Descrição: criação de serviços bancários, e de meios de acesso aos mesmos, à medida das necessidades da população da América Latina

Negócio como solução: criação de tecnologias de informação e uma abordagem da banca comercial para servir as comunidades carenciadas; oferece serviços financeiros a famílias imigrantes espalhadas do mundo.


Nome: ACTIF
Site: www.actif-france.asso.fr 
Data de arranque: 1995
Pais: França

Descrição: recuperação de computadores e posterior venda, a preço de revenda, a pessoas com experiência profissional mas excluídas do mercado de trabalho

Negócio como solução: contribui para o desenvolvimento de novas actividade comerciais e criação de novas profissões; funciona como uma empresa de emprego inclusivo.