pt | en

No âmbito do projeto ValoRES | Valorizando Resíduos, Criamos Emprego, a Câmara Distrital de Caué  e a ERICC - Entidade de Resíduos de Interesse Comunitário de Cauéassinaram um acordo de parceria público privada para a gestão dos resíduos sólidos no distrito de Caué, numa cerimónia que contou com a presença do Sr. Ministro da Administração Interna de São Tomé e Príncipe, do Sr. Presidente da Câmara Distrital de Caué, e de um representante da Embaixada Portuguesa.

Este acordo permitirá alargar a cobertura de recolha de lixo a mais 7 comunidades – Porto Alegre, Malanza, Monte Mário, Ribeira Peixe, Agripalma e Dona Augusta. O processo incluiu também a criação de Ecojójós (estruturas deposição de resíduos), de um Ecocentro onde se fará a triagem de resíduos para a sua valorização (vidros, orgânicos, latas e plásticos), bem como a disponibilização de um veículo adaptado para a recolha de lixo.

O projeto ValoRES, desenvolvido pela TESE em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de São Tomé e Príncipe, visa apoiar as Câmaras Distritais a melhorar a recolha e tratamento dos resíduos gerados nos seus distritos, apostando também na criação de pequenos negócios ligados à valorização de resíduos.

Inicialmente, foram realizadas formações em gestão de pequenos negócios para jovens que mais tarde dinamizaram iniciativas de apoio à gestão de resíduos com as Câmaras Distritais, criando novas associações para o efeito. A TESE em parceria com a MOVE, tem trabalhado com estes jovens empreendedores na construção das suas estratégias operacionais.

Com financiamento da União Europeia e da Cooperação Portuguesa, o projeto tem uma duração de 36 meses e irá decorrer até 2016.