pt | en

Todos os anos a União Europeia escolhe um tema de ação, destinado a chamar a atenção dos governos nacionais e a promover o interesse do cidadão europeu para a sua resolução. 2015 é o Ano Europeu do Desenvolvimento, uma oportunidade única para, durante 12 meses, a temática estar no centro das preocupações das instituições europeias, dos Estados Membros e da sociedade civil, na qual se incluem organizações como a TESE - Associação para o Desenvolvimento.

No ano em que se fecha o ciclo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (acordados em 2000), 2015 resume também o primeiro Ano Europeu consagrado ao papel da Europa no mundo, em concreto ao futuro quadro para a erradicação da pobreza e para o incentivo ao desenvolvimento sustentável, sendo que a iniciativa já começou a ganhar corpo através da visibilidade ao mote "O nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro".

 

Mote 2015-AED

 

Todas as informações podem ser exploradas no site oficial alojado na página da União Europeia, coordenado em Portugal pelo Camões - Instituto da Língua e da Cooperação e através do perfil criado na rede social Facebook. Para além das inúmeras inciativas englobadas nos temas que cada mês de 2015 prevê (calendário em baixo), está igualmente prevista a realização de uma exposição de fotografia itinerante e a atribuição de dois prémios: um de jornalismo e outro de investigação académica, que vão destacar trabalhos na área da Cooperação para o Desenvolvimento.   

 

Temas 2015-AED

 

Fique atento(a) e contribua com o seu pensamento crítico para este processo de mudança!