pt | en

 

O Faz-Te Forward é um programa individualizado de aposta no talento jovem, que tem como objetivo aumentar e melhorar a empregabilidade e inclusão socioprofissional de jovens adultos, em particular os jovens que enfrentam mais barreiras no acesso ao mercado de trabalho.

Com uma abordagem inovadora e complementar ao sistema de ensino, o Faz-Te Forward aposta em factores que podem diferenciar os jovens na procura de emprego, facilitando a sua transição do ensino para o mercado de trabalho, através de um programa de capacitação intensivo que inclui coaching, formação e mentoria.

Em 2017 tem início a 1ª de 5 edições do Faz-Te Forward na Área Metropolitana do Porto, que decorrerão ao longo de 3 anos.
É implementado pela TESE e pelo Laboratório de Investimento Social (responsável pela monitorização de desempenho e resultados do programa) através de um Título de Impacto Social - instrumento de financiamento social inovador, que pressupõe uma parceria entre investidores sociais, entidades do setor público e entidades implementadoras para atingir resultados específicos.
O programa conta com o investimento da Fundação Calouste Gulbenkian e da Deloitte, assim como o acompanhamento do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o apoio operacional da Câmara Municipal do Porto.
O Título de Impacto Social Faz-Te Forward é co-financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), Portugal 2020 e UE, através do Fundo Social Europeu.

Neste novo modelo de financiamento, assente numa lógica de pagamento por resultados, as metas de entrada no mercado de trabalho e manutenção da situação de emprego dos jovens que participem no programa Faz-Te Forward serão contratualizadas com a Estrutura de Missão Portugal Inovação Social. Caso as metas contratualizadas sejam atingidas a Portugal Inovação Social, com financiamento do PO ISE, reembolsará os investidores do Título de Impacto Social Faz-Te Forward.

Desde 2011 - ano em que o programa foi lançado - foram realizadas cinco edições na região de Lisboa, envolvendo 146 jovens, em parceria com o Barclays (co-promotor e principal financiador), Jason Associates, The Talent City, 5P's e CASES.

 

Mais sobre o Faz-Te Forward em www.fazteforward.org e facebook.com/fazteforward